Breve apresentação sobre Luz/ Cor, sínteses aditiva e subtractiva, cores primárias, secundárias e terciárias, círculo cromático, ilusões de óptica, percepção visual.
Apresentação com hyperlinks e comentários.
De seguida, apresentam-se apontamentos para seguir os diapositivos:
1. A Luz-Cor.
3. Poderá existir cor sem luz? A Luz-Cor.
4. A Cor e a Luz são indissociáveis. Sem Luz o nosso mundo seria sem cor. A cor dos objectos não é uma constante, varia em função do ambiente. A cor é um fenómeno óptico, é uma sensação que se forma no nosso cérebro.
5. As Ciências Físico-Químicas explicam a cor como uma função da Luz.
6. Cores do Espectro visível.
7. No entanto, a luz natural vinda do sol é branca.Mas e a cor?
8. Será que já viste a luz branca do sol decomposta noutras cores? mas porquê? como?
9. Foi em 1672 que o físico Isaac Newton demonstrou a refracção da Luz, ou seja, que a luz branca ao passar por um prisma de vidro é decomposta nas várias cores.
11. Mistura ou Síntese Aditiva . Cor-Luz é a radiação luminosa visível, que tem como síntese aditiva, soma das luzes coloridas, a luz branca.
12. Mistura ou Síntese Aditiva Verde/Green; Vermelho/Red; Azul/Blue.
13. E o nosso olho como funciona?
14. Persistência da visão ou persistência retiniana. É o fenómeno ou a ilusão provocada quando um objecto visto pelo olho humano persiste na retina por uma fracção de segundo após a sua percepção. Mesmo depois da imagem desaparecer ela mantém-se na nossa retina. Assim, imagens projectadas a um ritmo superior a 16 por segundo, associam-se na retina sem interrupção.
15. Foi a partir destes conhecimentos que foi possível criar o Cinema e a Televisão.
16. Qual a relação do nosso olho com as cores RGB?
17. O olho humano tem a capacidade de reconhecer as cores, através de umas células chamadas cones, existem três tipos de cones, sensíveis às três cores primárias:vermelho, verde e azul.
18. Contraste Sucessivo - É o fenómeno segundo o qual nosso olho, para uma cor dada, um estímulo, exige simultaneamente a cor complementar, caso não exista, ele mesmo a produz.
19. o mau funcionamento de um destes grupos de cones origina o daltonismo, no total existem cerca de 6 milhões de cones em cada olho.
21. Aplicações da Mistura ou Síntese AditivaLuz - CorMistura ou Síntese Aditiva, refere-se à luz-cor, ou seja, sempre que trabalhamos a cor através de focos de luz, como lanternas, projectores de um concerto ou da sala de aula, a televisão ou monitor, seja plasma ou LCD, o visor do telemóvel. A ausência de Luz-Cor é o preto, a mistura de todas cores o branco.
22. Mas onde mais podes encontrar cor? Porque se disse no filme que a tinta magenta absorveu toda a luz verde?
23. da Luz Absorção e Reflexão Os objectos reflectem as cores que não absorvem.
24. As cores primárias aditivas (luz) são o oposto das cores primárias subtractivas (pigmento)Portanto, as cores primáriasaditivascorrespondemàscores secundáriassubtractivase vice versa.
25. Mistura ou Síntese Subtractiva Cor-Pigmento Mistura ou Síntese Subtractiva, refere-se à cor-pigmento, ou seja, sempre que trabalhamos a cor através de pigmentos presentes nas tintas óleo, guache, aguarela, lápis de cor ou de cera, marcadores ou canetas de feltro, ou na tua impressora, no teu manual escolar, cartazes, livros ou revistas. A ausência de cor-pigmento é o branco, a mistura de todas cores o preto.
26. Mistura ou Síntese Subtractiva Cor-Pigmento – A formação de cor por pigmentos dá-se pela subtracção de cores pela luz branca que se difunde sobre o pigmento, mistura de todas as cores resulta no preto
27. Mistura ou Síntese Subtractiva Amarelo Azul Ciano Magenta.
28. Círculo Cromático - Como fazer?
29. O Círculo Cromático.
30. Como usar o círculo cromático? Harmonias de Cor para quê?
31. Contraste Quente e Frio quentes frias.
32. Harmonia Monocromática.
33. Harmonia Análoga.
34. Harmonia/ Contraste Complementar.
35. Contraste Simultâneo.
36. Qual dos quadrados centrais é mais escuro?Ou serão iguais? Quando o olho não encontra o tom complementar, este é projectado próximo da cor original. Dessa forma, cada cor assume um pouco do tom complementar de outra.
37. Os dois quadrados cinzas centrais são exactamente iguais. No entanto, o quadrado que está dentro do quadrado verde parece avermelhado. O que acontece é que nosso cérebro, tentando anular o verde, projetou no cinza a cor vermelha.
38. Harmonia do Complemento Dividido.
39. Harmonia Dupla Complementar.
40. Harmonia Triádica.
41. Como já vimos no contraste sucessivo e no contraste simultâneo, a cor varia em função do que se encontra à sua volta.
44. Resumo Mistura Aditiva e Mistura Subtractiva.
47. O Modelo de cor CMYK.
50. “A Cor é a música dos olhos.”Goethe".
51. Alguns significados da Cor na publicidade.
53. Outras ilusões de óptica.
54. A roda move-se?
55. As rodas movem-se?
56. Proposta de trabalho Pinta a lápis de cor a bandeira nacionalde modo a produzir o efeito de Contraste Sucessivo da Cor.
57. Resultado pretendido. Depois de olhar fixamente durante 30 segundos para a bandeira, deves desviar o teu olhar para o rectângulo branco no qual deverás percepcionar a imagem da bandeira, mas com as cores correctas.
E para terminar, algumas propostas de visitas virtuais sobre o mesmo tema Luz - Cor.
http://umpoucosobrecor.wordpress.com/page/3/
http://olhandoacor.web.simplesnet.pt/significado_das_cores.htm
http://www.mascarolar.com.br/sibcor.htm
http://mandalasevmat.blogspot.com/2008/10/simbologia-da-cor.html
http://ensinarevt.com/conteudos/teoria_cor/index.html
http://www.prof2000.pt/users/hjco/luz_cor2/pag0008.htm
http://olhandoacor.web.simplesnet.pt/significado_das_cores.htm
http://www.mascarolar.com.br/sibcor.htm
http://mandalasevmat.blogspot.com/2008/10/simbologia-da-cor.html
http://ensinarevt.com/conteudos/teoria_cor/index.html
http://www.prof2000.pt/users/hjco/luz_cor2/pag0008.htm
Sem comentários:
Enviar um comentário