Museu Nacional de Arte Antiga
Museu do Louvre
Museu do Prado
Google Art Project
Até ao século XIX todas as Obras de Arte foram a imagem de qualquer coisa que existia, ou não existia, antes de serem simplesmente Obras de Arte.
O papel do Museu no nosso convivio com as Obras de Arte é tão importante que nos custa pensar que ele apenas existe hà cerca de dois séculos.
Foi o Museu que criou uma relação completamente nova entre o Espectador, aquele que vê, e a Obra de Arte: a pintura, a escultura, o tapete, a peça de mobiliário e tantos outros objectos que contam através dos tempos a vida da Humanidade.
O Museu é uma instituição cuja meta é a conservação dos objectos que ilustram os fenómenos da Natureza e os trabalhos do Homem, com objectivos essencialmente educativos e estéticos, com uma equipa de profissionais que utiliza e cuida desses objectos e os mostra ao público segundo um plano previamente elaborado. Os Museus são lugares que contam a história do Homem através dos lugares e dos tempos.
No Museu de Arte Antiga, podemos conhecer uma parte da nossa História como povo independente e autonomo com uma cultura que o identifica, através de um vasto conjunto de Obras de Arte: O trono real de D. Afonso V, o relicário da Rainha D. Leonor; ficamos a conhecer os caminhos traçados pelos nossos marinheiros através de coloridos tapetes da Pérsia e da Índia, biombos do Japão e frágeis porcelanos da China.
Podemos conhecer outros povos e culturas através dos seus objectos.
Um Museu é um Mundo de descobertas a aprendizagens.
Realiza as tuas descobertas e aprende...
Sem comentários:
Enviar um comentário